4 dicas para avaliar a situação econômica e financeira da sua empresa


Há muitas formas de avaliar a situação econômica e financeira de uma empresa, porém há algumas que são mais eficazes do que outras. Para tornar esse processo mais simples, selecionamos quatro dicas para realizar uma boa avaliação da saúde econômica e financeira de sua empresa.

Uma boa gestão de negócios tem como premissa básica o conhecimento profundo sobre a área de atuação da empresa, o mercado em que ela está inserida e o seu desempenho econômico e financeiro em um determinado período. Através desses dados, os administradores conseguem nortear o planejamento estratégico e tomar decisões mais eficientes.

Analise o Balanço Patrimonial
 
O Balanço Patrimonial é o indicador mais verdadeiro de como está o patrimônio em determinado período. O termo “balanço” vem pela busca de equilíbrio entre os números do Ativo e do Passivo + Patrimônio Líquido, e seu objetivo principal é fornecer uma visão geral da situação econômica e financeira da empresa.
 
Por serem dotados de elementos quantitativos e qualitativos, os componentes do Balanço Patrimonial possibilitam uma análise detalhada dos bens, direitos e créditos que a corporação possui sob sua titularidade, bem como das obrigações e dívidas contraídas perante terceiros. Essa análise permite que o administrador tenha uma visão de curto, médio e longo prazo do negócio e consiga moldar sua gestão estratégica conforme as necessidades econômicas e financeiras apresentadas.
 
Faça uma análise conjunta à DRE
 
A Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório de caráter informativo que desempenha um papel de extrema importância para o planejamento inteligente de um negócio. Isso porque seu objetivo primordial é demonstrar a formação do resultado líquido do exercício das atividades de forma quantitativa e qualitativa.
 
Na DRE, as receitas, os custos e os resultados de um período são apurados e depois analisados conforme o princípio contábil do regime de competência de contas, buscando demonstrar o raciocínio por trás do resultado líquido obtido. A elaboração da DRE e a sua análise em conjunto com o Balanço Patrimonial tem um grande valor para a boa gestão do negócio.
 
Saiba quais são os principais indicadores econômicos e financeiros
 
A utilização de uma metodologia e a adoção de índices e indicadores é algo essencial para que administradores da empresa consigam organizar os números e transformá-los em informações relevantes sobre a situação econômica e financeira do negócio.
 
O ideal, antes de definir quais indicadores serão usados na verificação da saúde econômica e financeira de seu negócio, é realizar um estudo que mostre quais deles estão sendo utilizados pelo mercado, de forma que seus números reflitam a realidade da empresa em relação às outras na mesma área de atuação.
 
Conte com profissionais qualificados e experts no que fazem
 
Seja para auxiliar na elaboração do Balanço Social e da DRE, identificar as contas do ativo e passivo de forma correta, ou até mesmo para classificá-las na ordem devida, é muito importante contar com profissionais qualificados e experts nas áreas de gestão financeira, fiscal e contábil.
 
Ainda que, na teoria, a elaboração e leitura desses demonstrativos pareçam ser tarefa simples, qualquer lançamento incorreto ou erro de interpretação pode comprometer seriamente o planejamento estratégico de sua empresa e trazer resultados diferentes daqueles pretendidos. Investir em uma consultoria gerencial é um grande passo rumo ao correto desenvolvimento de seu negócio.

Fonte: https://capitalsocial.cnt.br/situacao-economica-financeira-empresa/