Fechou no negativo? Saiba como prever e evitar o resultado no vermelho


Um dos principais desafios de empreendedores que estão iniciando uma atividade empresarial é controlar as finanças e evitar o fechamento no vermelho. Por isso, é importante melhorar as estratégias de aumento de rendimentos em meses de maior potencial e diminuir os riscos em outros...

As dicas a seguir poderão servir de base para melhorar as finanças de sua empresa. Confira:
 
1. Melhore a gestão de empresa
 
Sem uma boa gestão de empresa, não existe fórmula mágica para evitar o resultado no vermelho e nem como melhorar os resultados. Por isso é importante ter ciência de todos as entradas e saídas, sejam elas de mercadorias ou de dinheiro em espécie.
 
Por isso, contratar um bom escritório de contabilidade deve ser considerado um investimento e não um gasto. Bons empreendedores veem as finanças como um aliado, não como um problema.
 
2. Invista em publicidade (com resultados)
 
Quem nunca ouviu a famosa frase de que a propaganda é a alma do negócio? No entanto, não é qualquer tipo de publicidade que fará aumentar as vendas ou a procura pelos serviços da sua empresa.
 
Direcionar a publicidade ao público-alvo fará diminuir o investimento e aumentar a taxa de retorno. Com bom conhecimento da região, é possível saber quais os meios trarão melhores resultados. Teste diferentes canais primeiro (online e offline) e mensure.
 
3. Diminua o pró-labore e os gastos fixos
 
Uma primeira ação para sair do vermelho, é necessário adequar o pró-labore à realidade da empresa naqueles meses de menor arrecadação. Para não ficar mudando suas finanças pessoais sempre que mudar o fluxo de caixa, calcule uma média mensal e defina um período certo para a retirada desse valor.

Apertar o cinto no momento em que as contas ficarem complicadas é uma forma também de passar uma mensagem geral para sócios, colaboradores e você mesmo: os tempos são de esforços e todos precisam se adequar, começando por quem está à frente dos negócios.
 
4. Venda mais!
 
Sim, antes de pensar em cortar funcionários, atrasar pagamentos, enxugar e se frustrar, pense em saídas que ativem sua criatividade empreendedora. Que tal uma ação ou promoção que traga clientes o suficiente para equilibrar as contas?
 
Uma saída ainda melhor: quem sabe você possa procurar seus clientes atuais e vender mais para eles, oferecer outros serviços ou produtos – o chamado upsell? No mínimo, será uma forma de conhecer melhor as demandas de seus clientes para poder oferecer propostas melhores e mais lucrativas no futuro.
 
5. A prevenção é a melhor saída
 
Todo empresário deve conhecer muito bem a demanda pelo produto que está oferecendo e o ritmo do mercado em que atua. Dessa forma, é possível ter exata noção dos meses do ano em que o fluxo é menor. A empresa precisa de capital de giro e de uma reserva que possa ser usada nos meses que tiveram retorno mais baixo.
 
Para não ter uma distância muito grande entre os meses bons e ruins, busque alternativas para trazer os clientes nessas épocas, seja com promoções e facilidades no pagamento ou mesmo ampliando o cardápio de produtos e serviços.

Fonte: https://capitalsocial.cnt.br/como-prever-e-evitar-o-resultado-no-vermelho/